segunda-feira, 9 de abril de 2018

Antes que eu vá - Lauren Oliver

Google imagens



Título: Antes que eu vá 
Título original: Before i fall
Autor(a): Lauren Oliver
Editora: Intrínseca 
Avaliação: ☆☆☆☆


Sinopse: Samantha Kingston tem tudo: o namorado mais cobiçado do universo, três amigas fantásticas e todos os privilégios no Thomas Jefferson, o colégio que frequenta — da melhor mesa do refeitório à vaga mais bem-posicionada do estacionamento.

Aquela sexta-feira, 12 de fevereiro, deveria ser apenas mais um dia de sua vida mágica e perfeita. Em vez disso, acaba sendo o último. Mas ela ganha uma segunda chance. Sete “segundas chances”, na verdade. E, ao reviver aquele dia vezes seguidas, Samantha desvenda o mistério que envolve sua morte — descobrindo, enfim, o verdadeiro valor de tudo o que está prestes a perder.



Ninguém nunca disse que a vida era justa.

Se você tivessem que reviver um dia várias vezes, qual escolheriam? 



Sabe aquele livro que te faz refletir sobre as suas ações com as pessoas a sua volta? E te faz pensar sobre a consequência de uma atitude tomada? Esses são alguns aspectos abordados no livro. 

                                                                                                                                                                                           Google imagens
A personagem principal, a protagonista que dá voz ao livro que é escrito em primeira pessoa é Samantha Kingston, uma adolescente do ensino médio. Sam está sempre se divertido com suas amigas Lindsay, Ally e Elody. No inicio, a história me parece sobre um grupo de patricinhas que gostam de zoar com os outros, se sentirem superior e pensar em garotos. 

Sobre Sam: É o centro das atenções por onde passa com suas amigas. Tem o namorado “perfeito” e é amada por todos. Será mesmo? Na verdade, Sam não era/é assim. Ela se mudou para se encaixar na sociedade, porém não alterou seus aspectos físicos, e sim sua essência. Tudo para ganhar o título de popular do colégio. Tudo de forma tão automática que ela chega a não perceber.

Vejo nisso, um pouco de todos nós. Quem nunca se transfigurou ou pensou em mudar para se encaixar em algum lugar? Para fazer “amigos”? E quando as pessoas não te aceitam você fica triste, cabis baixo. E as vezes pensamos por que não sou como “fulano”.

"Mas não vou mentir. Gosto que tudo seja tão fácil para nós.É uma sensação boa saber que você pode fazer o que quiser e que não haverá nenhuma consequência. Quando sairmos do colégio, vamos olhar para trás e saber que fizemos tudo certo, que beijamos os caras mais bonitos, fomos às melhores festas, fizemos bastante besteira, ouvimos música alto demais,fumamos cigarros demais, bebemos demais,rimos demais e ouvimos de menos, se é que ouvimos alguma coisa. Se o colégio fosse um jogo de pôquer, Lindsay, Ally, Elody e eu estaríamos com oitenta por cento das cartas."

Na verdade, Sam, já ficou do outro lado da cerca, os chamados não populares, porém parece que se esqueceu disso ou quer esquecer. E tudo isso mudou quando ela Lindsay falou com ela em uma festa, logo as duas se tornaram amigas e tudo o que Sam um dia gostou de fazer, como andar a cavalo, foi esquecido. E as outras meninas entraram no grupinho. Apesar de tudo, das loucuras e atitudes meio loucas de todas elas a amizade é verdadeira. Como aquele ditado: uma por todas e todas por uma.

Google imagens


Mas, tudo isso muda no dia 12 de Fevereiro, na sexta feira dia do cupido, um evento na escolar onde as pessoas trocam rosas umas com as outras. Um dia muito importante para comprovar a sua popularidade na frente de todos.

A quantidade de rosas que você recebe é uma questão importante. Dá para dizer quem é popular ou não pelo número de flores que carrega.

Quando começo a ler o livro penso "cara, essas meninas são mesmo umas vacas! Por que elas agem assim?" E certas, ações de Sam me deixam intrigada me pergunto quem ela realmente é, ás vezes, ela parece um robô. Começo a me chatear com ela e com todas as outras por fazerem mal para as outras pessoas como se fosse a coisa mais normal do mundo. O legal é que Lauren sempre coloca frases que causa um impacto muito grande.

Tente não me julgar. Lembre-se de que somos iguais, eu e você.

Depois, durante a noite há uma festa na casa de Kent (o carinha mais bacana da história ❤ ) ex- amigo de Sam e completamente apaixonado por ela, o que eu não consigo entender de imediato. Após a festa, as meninas acabam sofrendo um acidente de carro. E a partir desse momento Sam passa a acordar no mesmo dia 12 de fevereiro. E começa a tentar encontrar uma forma de mudar o seu destino.


No decorrer do tempo, ela percebe o quão estava sendo ruim com os outros, com sua família e conhecidos. Começa a se perguntar o por que daquilo está acontecendo com ela mas, ela faz de tudo para aproveitar o dia para tentar consertar porém, ela sempre acordar no mesmo dia na outra manhã. Chega em um ponto que ela nem liga mais, faz o que quer durante um dia, e depois percebe que aquilo tudo não importava e que no fundo ela precisava mudar. 

De agora em diante, farei as coisas direito. Serei uma pessoa diferente, uma pessoa boa. Serei o tipo de pessoa que seria bem-lembrada, não apenas lembrada.

Então, ela muda, olha para sua família, conversa e tudo parece fazer mais sentido.

Sei que ela está esperando que eu responda que sim. Durante anos esse foi o assunto da casa: Sam só quer ficar sozinha. Quer jantar? Vou levar para o meu quarto. Para onde você vai? Só quero ficar sozinha. Posso entrar? Me deixe sozinha.Saia do meu quarto. Não fale comigo quando estou ao telefone. Não fale comigo quando estou ouvindo música. Sozinha, sozinha, sozinha.

É, bem, vai ver estou mudando...


Percebe que Rob, o seu atual namorado é um babaca e se aproxima de Kent. 

Uma imagem de Kent me passa pela cabeça e a afasto imediatamente. ...E Rob. Rob, é claro.

E tentar arrumar as coisas com Juliet, a garota que sofre bullying de toda escola, principalmente das amigas. E no fim a história gira ao redor de Juliet e Sam, pois ela percebe que para parar o que está acontecendo é preciso ajudar Juliet. E ela faz isso, no fim. 

— É tarde demais — ela diz. 
— Nunca é tarde demais — digo

3 Aprendizados que Antes que eu vá traz

1. Aproveite cada segundo:

Olhe a natureza, curta sua família, faça coisas que você gosta, se divirta com suas amigas dentre outras coisas. A vida pode está perto do seu fim, e você nunca vai saber o dia, nem a hora. 

Mas para alguns de nós só existe hoje. E a verdade é que nunca se sabe.

2. Repense suas ações:

Se pergunte se suas ações podem ou não serem boas futuramente para você e para os outros. Afinal estamos todos conectados. Você sempre pode fazer algo por alguém, até um sorriso pode mudar tudo.

Percebo que nunca fiz nada de bom de verdade para alguém, pelo menis há muito tempo não faço.

3. Um assunto que deve ser falado: Bullying

Acho que essa á a maior mensagem desse livro, a prática do bullying dentro da escola. Como isso pode resultar em uma tragédia. Não é a toa que há um grande número de suicídios no mundo inteiro, esse assunto precisa ganhar vozes nas escolas.

Você não precisa de conserto.



E é isso. Tem a adaptação cinematográfica desse livro, foi lançada ano passado(se não me engano) ainda não assistir mas, quero muito ver esse filme, eu gosto de ler primeiro e depois assistir pra ver se as coisas se parecem com as que eu imaginei haha.

2 comentários:

Siga-me @amanhecer.s